Museu

Museu em Condeixa-a-Nova eleito o melhor projeto cultural multimédia da Europa

Notícias dos diferentes escritórios da OEI . 24/09/2018
Tamaño del texto + -

O museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova, foi distinguido com o grande prémio "Heritage in Motion 2018", que elege os melhores projetos culturais multimédia da Europa, anunciou aquele município do distrito de Coimbra.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o município de Condeixa-a-Nova realça que o museu foi ainda vencedor na categoria “Aplicações e Experiências Interativas”.

“O júri do Prémio ‘Heritage in Motion 2018’ declarou o PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa, como o grande vencedor da edição de 2018 daquela competição europeia, em cerimónia realizada em Aarhus, na Dinamarca. Além da distinção ‘Best Achievement Award’, o Museu PO.RO.S venceu ainda na categoria ‘Aplicações e Experiências Interativas’”, destaca a informação.

Promovido conjuntamente pela Academia Europeia de Museus, Europa Nostra e Europeana, o Prémio "Heritage in Motion" destina-se a distinguir os melhores projetos multimédia que mostram, de forma criativa e inovadora, a herança cultural da Europa, chamando a atenção para o valor do património cultural e natural, tangível e intangível.

Inaugurado em 2017, o Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó é um espaço museológico singular, que permite ao visitante experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana, ajudando à recriação do modo de vida de Conímbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal.

Deste modo, o novo museu, criado por iniciativa da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, constitui-se como um importante recurso complementar a uma visita às Ruínas de Conímbriga, permitindo ao visitante melhor compreender aquela época, através de modernos e inovadores sistemas multimédia.

As instalações interativas de que dispõe o Museu PO.RO.S foram idealizadas e desenvolvidas em parceria pela Glorybox e M&A Digital.

Lusa

Foto: PAULO NOVAIS