dia-internacional-educação

OEI celebra o Dia Internacional da Educação

OEI - Educação . 24/01/2020
Tamaño del texto + -

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Educação, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para celebrar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento.

Em 2020 as comemorações serão materializadas sob o lema “Learning for people, planet, prosperity and Peace”, posicionando a educação e a aprendizagem que ela possibilita como o maior recurso renovável da humanidade e reafirmando o papel da educação como um direito fundamental e um bem público. Neste sentido, serão celebradas as muitas vias pelas quais a aprendizagem pode capacitar as pessoas, preservar o planeta, construir prosperidade partilhada e promover a paz.

A educação é também uma responsabilidade pública. Sem educação de qualidade, inclusiva, equitativa e ao longo da vida para todos, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e quebrar o ciclo de pobreza que está a deixar milhões de crianças, jovens e adultos para trás.

Segundo dados da UNESCO, há atualmente 258 milhões de crianças e jovens que ainda não frequentam a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes que não sabem ler e fazer operações matemáticas básicas; menos de 40% das meninas na África subsaariana completam o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. O seu direito à educação está a ser violado, o que é inaceitável.

A OEI associa-se às comemorações deste dia e Tamara Díaz, coordenadora de educação da OEI, explicou no programa de rádio Espacio Iberoamericano o processo de definição das propostas da organização para criar ferramentas adaptadas à diversidade e necessidades da região. Pode ouvir o programa em http://bit.ly/EspacioIberoamericano1.

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: