55555

Participação da OEI na 3ª Mostra Internacional de Cinema FRONTEiRAS

OEI - Cultura . 19/10/2018
Tamaño del texto + -

Terá lugar entre 20 e 27 de outubro de 2018 a terceira edição da Mostra Internacional de Cinema FRONTEiRAS em Portugal e Espanha. Do lado português as projeções vão ter lugar no concelho de Vila Real de Santo António, no Espaço Cultural Mariani [Monte Gordo] e na vizinha Espanha em Ayamonte, no Teatro Cardenio. Esta mostra incluirá também exposições, workshops, mesas redondas, ateliers, concertos e cerimónia de encerramento.

Na parte da programação dedicada às escolas será apresentado a curta-metragem Bienvenidos, realizada por Javier Fesser e inspirada no projeto Luces para Aprender da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Ciência, Cultura e Educação. A OEI irá, por isso, dinamizar a sessão de exibição do filme com as escolas, através da participação do escritório em Portugal.

“A realização deste evento tem como objetivo divulgar produções cinematográficas que tenham como temática as fronteiras, quer sejam físicas, materiais, geográficas, sexuais, religiosas, emocionais e mentais ou de outro tipo”, explica a organização. Tendo também como intuito estreitar laços entre os países ibéricos, criando uma dinâmica cultural na zona raiana.

Esta mostra, além da sua vertente cultural, pretende contribuir, igualmente, para a construção e desenvolvimento de valores sociais e humanos, para a criação de cidadãos mais ativos, críticos e informados.

As produções cinematográficas são nacionais e de inúmeros outros países e adaptadas a diversas faixas etárias. Desde curtas a longas- metragens até documentários que pretendem sensibilizar e formar o público para questões essenciais em prol de um mundo mais desenvolvido assente na defesa dos direitos humanos.

A organização convida todas as escolas das cidades anfitriãs e arredores a participarem na mostra de cinema, podendo escolher dentre as sessões matinais. A organização facilitará o transporte desde a escola até ao local de exibição do filme e regresso ao estabelecimento de ensino.

Mais informações aqui.