geogebra-2019-oei-moçambique

A OEI apoia o desenvolvimento de competências de matemática em língua portuguesa

OEI - Educação . 18/12/2019
Tamaño del texto + -

Entre 23 de novembro e 2 de dezembro, com o apoio da OEI no quadro do Projeto GeoGebra do Espaço CPLP, a Prof.ª Doutora Astrigilda Silveira, da Universidade de Cabo Verde e do Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (IGUniCV) e o Prof. Doutor José Manuel Dos Santos, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e do Instituto GeoGebra de Portugal (IGP) participaram na II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa – CIEMeLP II.

As atividades do projeto, que tem como objetivo a criação da Rede de Institutos GeoGebra nos Países Africanos de Língua Portuguesa e Timor Leste e a promoção da aprendizagem significativa da Matemática, foram apresentadas numa Mesa Redonda ligada à Comissão Internacional sobre Instrução Matemática – ICMI, na qual participaram também representantes dos outros dois Institutos Geogrebra  de língua portugesa: André João Kengana Sebastião (Instituto GeoGebra da Escola Superior Pedagógica de Bengo – Angola), e Celso Albino (Instituto GeoGebra da Universidade Pedagógica de Moçambique).

 

Figura 1 - Mesa Redonda: Rede de Institutos GeoGebra nos PLOP (Países Africanos e Timor Leste).

 

Nesta mesa redonda foram apresentadas as ações levadas a cabo pelos parceiros da rede, destacando-se a apresentação de alguns resultados de experiências em sala de aula realizadas em Moçambique e em Angola durante 2019, que recolheram o entusiasmo dos alunos envolvidos pelo facto de estarem aprender Matemática com tecnologia e pela presença da tecnologia na sala de aula.

Paralelamente, inserido  na comemoração do II Dia GeoGebra em Moçambique, foram realizadas apresentações de trabalhos desenvolvidos com vista à utilização do GeoGebra para o ensino e aprendizagem da Matemática, da Física e da Biologia. Este evento envolveu dirigentes da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da UPM, docentes da instituição, os formandos e professores de escolas básicas e secundárias de Maputo. Dada a relevância dos trabalhos, que passaram por um processo de aperfeiçoamento, a partir de feedback dado pelos membros da equipa de projeto, os trabalhos foram alvo de avaliação e certificação pelo Instituto GeoGebra Internacional – IGI.

 

geogebra-oei-2019

Figura 2 - Intervenções iniciais, imagem do decurso dos trabalhos e foto dos participantes do II Dia GeoGebra Moçambique.

 

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: