felicidade

OEI convidada a participar na terceira Cimeira H-20

OEI - Educação . 12/03/2019
Tamaño del texto + -

A OEI, através do Escritório em Portugal, foi convidada a participar na terceira Cimeira H-20 que decorre hoje no Salão Nobre, Universidade de Lisboa, entre as 9h30 às 16h00.

A Cimeira reúne convidados, líderes governamentais a nível global, economistas, académicos, ativistas e investigadores motivados em melhorar o bem-estar das sociedades. Assim como a Cimeira do G-20 se concentra no fortalecimento das economias mundiais, a Cimeira do H-20 concentra-se no fortalecimento da felicidade cívica e pública.

O mandato do H-20 é o Futuro da Eficácia do Governo e os temas de 2019 são a Políticas públicas modernas, coesão social e paz sustentável. A paz e o respeito pela dignidade humana são fundamentais para a construção de ambientes onde as pessoas possam prosperar, sendo a Educação encarada como uma força motriz importante para construir pontes para a coesão social e a eliminação dos conflitos.

O H-20 Lisboa 2019 é uma parceria entre o World Happiness Summit (WOHASU), a Universidade de Lisboa e a UNESCO, e tem o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa, assim como entidades portuguesas e internacionais de mais de 20 países.

 WOHASU, é a empresa social que organiza a Cimeira Mundial da Felicidade e o H-20, celebrando o Dia Internacional da Felicidade das Nações Unidas (decretado pela Assembleia Geral a ser observado a 20 de março). O Relatório Mundial sobre a Felicidade, produzido anualmente pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, demonstra que políticas públicas eficazes requerem mais do que uma lente económica. O bem-estar, a proteção social, a inclusão, a igualdade e os ambientes saudáveis apoiam o desempenho das políticas. A missão do WOHASU é destacar a felicidade como um elemento crucial do desenvolvimento e do bem-estar social.

A Cimeira do H-20 incluirá representantes de mais de 50 países. Entre os oradores estão o ex-presidente do México, Vicente Fox; o líder espiritual e negociador de paz, Sri Sri Ravi Shankar; o Co-editor do World Happiness Report e codiretor do Programa Bem-Estar do Centro de Economia da Escola de Economia de Londres, Lord Richard Layard; o Investigador da Felicidade de Harvard e autor de best-seller do New York Times Dr. Tal Ben-Shahar; o Diretor Geral da Smart Dubai, Dr. Aisha Bin Bishr; o Diretor da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e professor de economia de renome mundial, Dr. Jeffrey D. Sachs.

Foram convidados Ministros e altos dirigentes de nações em pós-conflito e em desenvolvimento.

O evento está em linha com as prioridades das Nações Unidas, já que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são uma referência importante para a missão da Cimeira do H-20, que se alia ao compromisso assumido pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, no dia 1 de janeiro de 2017 no sentido de “colocar a paz em primeiro lugar”.

Leia aqui:
- A Chairman's message.
- A agenda.
- Mais sobre a WOHASU.