circum navegacao

A OEI participa na sessão de apresentação do programa de ações conjuntas das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação

OEI - Cultura . 02/04/2019
Tamaño del texto + -

A OEI participou da sessão de apresentação do programa de ações conjuntas das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação no dia 1 de Abril, pelas 18h, no Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal. 

Os governos de Portugal e Espanha apresentaram, em Lisboa e em Madrid, o programa de ações conjuntas para comemorar os 500 anos da primeira volta ao mundo, da qual faz parte uma viagem de circum-navegação pelos navios-escola “Sagres” (português) e “Juan Sebastián Elcano” (espanhol). Conforme referido no site do governo de Portugal:

"Esta expedição poderia ser considerada como o primeiro grande feito da globalização do nosso planeta. Para além da sua relevância geográfica e naval, a expedição implicou enormes avanços nos âmbitos científicos, cultural e económico; revolucionou as ciências náuticas, hidrográficas e cartográficas, e por esses motivos as comunicações, o transporte e o comércio não voltaram a ser os mesmos após tais acontecimentos, abrindo ligações antes desconhecidas e configurando o mundo que hoje conhecemos.

Trata-se de um exemplo histórico de que os nossos melhores momentos têm lugar quando todos avançamos juntos, abertos e voltados para o mundo." 

Para ler mais sobre as ações conjuntas apresentadas pela Vice-Presidente do Governo de Espanha e o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, clique aqui.