unesco

A OEI participou da sexta reunião estratégica do Comité Diretivo Global da Educação 2030

OEI - Educação . 19/03/2019
Tamaño del texto + -

A Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) esteve presente na sexta reunião estratégica do Comité Diretivo Global para a Educação 2030, que teve lugar entre 11 e 12 de março, em Paris. O objetivo da reunião era trabalhar para a realização dos objetivos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 4 relativo à educação e coordenar a preparação do Fórum Político de Alto Nível para o Desenvolvimento Sustentável, que terá lugar em julho de 2019.

A OEI participou enquanto organismo representativo regional para a América Latina e as Caraíbas no Comité Diretivo do ODS 4. O Secretário-Geral Adjunto da OEI, Andrés Delich, apresentou, juntamente com a Ministra da Educação da Colômbia, María Victoria Angulo, as conclusões da reunião regional realizada em 31 de janeiro e 1 de fevereiro em Santiago do Chile.

Entre outras temáticas, foram acordadas as atividades no domínio da equidade e da inclusão nos primeiros 12 meses do ano, tomando como referência os quatro temas priorizados pelos Ministros da Educação da região: aprendizagem ao longo da vida, equidade e inclusão, professores e agentes da educação e repensar a qualidade da educação.

Em especial, foi acordado trabalhar para dar resposta aos desafios em matéria de educação resultantes da migração intrarregional, tais como medidas concretas para o reconhecimento, a certificação e a acreditação de graus e competências, e iniciativas para combater o abandono escolar precoce através de quatro grupos de trabalho e estratégias a nível regional; financiamento e governação; informação e sensibilização; avaliação e acompanhamento.