entrega-de-prémio-o-que-estás-a-ler-2019-oei-portugal

Alunos do Colégio do Ave recebem Prémio “O que estás a ler?” da OEI e Fundação SM

OEI - Educação . 14/01/2020
Tamaño del texto + -

O Teatro Thalia, em Lisboa, acolheu no dia 10 de janeiro a cerimónia de entrega do Prémio “O que estás a ler?”, uma iniciativa da OEI e da Fundação SM, que contemplou 12 alunos do Colégio do Ave, em Guimarães.

O galardão – 12 tablets para os alunos envolvidos – foi atribuído na categoria de Canal Vídeo, com o Canal “Amigos do Livro”, que promove a partilha de leitura, de ideias e a tentativa de estabelecer diálogo literário com outros alunos.  

A cerimónia contou com intervenção da diretora da OEI Portugal, Ana Paula Laborinho, e da Comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL), Teresa Calçada. 

“Foi a primeira vez que o Prémio ‘O que estás a ler?’ foi lançado em Portugal, tal como foi também a primeira vez que a componente de vídeo foi apresentada. E foi exatamente na componente de vídeo que recebemos contributos de escolas, como a escola vencedora, o Colégio do Ave, com um vídeo muito relevante pela forma como mostra como os alunos pensam a leitura, a sua importância para a vida, para além da vontade de promover o diálogo com outros alunos ibero-americanos. Pertencemos todos a uma cultura com muitos traços comuns e essa proximidade foi também uma das razões que os levou a concorrer a este concurso”, afirmou Ana Paula Laborinho.

“Foi uma iniciativa maravilhosa, sobretudo pelos miúdos”, disse por sua vez Teresa Calçada, adiantando que convidou os alunos premiados a integrarem um clube de leitura ao abrigo do Plano Nacional de Leitura. 

Já Anabela Salgado, a professora de Português que promoveu a iniciativa junto dos alunos do Colégio do Ave, considerou o concurso como desafiante, ainda para mais na componente de vídeo. “Os alunos aderiram logo à iniciativa, principalmente os que gostam de ler”, revelou a docente, que promove em todas as aulas de português a partilha de experiências de leitura. “E tal como o nome do concurso 'O que estás a ler', é isso que fazemos na sala de aula”, refere.

E que livros recomendam os alunos do Colégio do Ave? No caso de Ana Beatriz Costa, uma das estudantes premiadas, a escolha para obra favorita recai sobre “1984”, de George Orwell, sem esquecer o Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle, já que é uma leitora confessa do género policial e de mistério. “É difícil manter um hábito de leitura durante a escola”, admite a aluna que prefere um livro às redes sociais, por causa do estudo e dos testes, confessando que é durante as férias que tem mais tempo para “ler por prazer.”

Alunos e professores disseram que gostariam de prosseguir esta iniciativa sobretudo estabelecendo contactos com alunos dos outros países ibero-americanos.

Este Prémio “O que estás a ler?”, que previa duas categorias – a criação de um blogue e a criação de um canal no YouTube (ou plataforma audiovisual similar) – teve como objetivo abordar a questão da leitura do ponto de vista do leitor, dando voz aos jovens leitores estudantes, entre os 15 e os 17 anos, e estimulando o diálogo entre diferentes visões sobre o ato de ler. 

Em Portugal o Prémio teve o apoio do Ministério da Educação e do Plano Nacional de Leitura, que promoveram a divulgação desta VI Edição, tendo o PNL integrado o Júri.

Em toda a região ibero-americana o Prémio "O que estás a ler?" enquadra uma grande diversidade de participantes, de temas e idiomas e incentiva a troca de opiniões e interações. A edição de 2019 juntou mais de 2.400 blogs e vídeos feitos por estudantes de toda a Ibero-América.

Parabéns aos 12 alunos premiados – Aida Araújo, Ana Beatriz Costa, Francisco Borges, José Rui Matos, Sofia Almeida da Silva, Tiago Campos, Beatriz Mendes da Silva, Inês Mendes da Silva, Maria João Taveira, Inês Araújo, Maria João Barros da Mota e Catarina Cruz – e à sua professora, Anabela Salgado.

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: