Presentação do projeto-piloto Literacia para os Media

As práticas pedagógicas com os Media e Jornalismo, em debate

OEI - Educação . 16/09/2019
Tamaño del texto + -

A OEI assistiu ao encontro nacional Literacia para os Media e Jornalismo teve lugar a 16 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian. O evento acolheu diferentes mesas redondas ao longo do dia sobre a implementação do projeto-piloto de Literacia para os Media, realizado de janeiro a abril de 2019, a nível nacional, no quadro da Estratégia Nacional para a Cidadania e Desenvolvimento.

Este encontro nacional foi organizado pelo Ministério da Educação, o Sindicato dos Jornalistas e o Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor) tendo, ainda, o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. 

O objetivo destas praticas nas escolas são principalmente dois: a utilização crítica de fontes de informação e das tecnologias de informação e de comunicação. Entre as ideias comuns dos oradores convidados, destaca-se a defesa da necessidade de formar na verificação da informação, essencial com o processo de “democratização da informação”, como assegurava o jornalista António Granado. O presidente da República, através de um vídeo, ressaltou como os três aspetos mais importantes a língua portuguesa, a comunicação social e a leitura e escuta através dos media. 

A importância de contar com cidadãos críticos e participativos é o resultado esperado destes programas, tendo a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Sofia Branco, afirmado que “o jornalismo não sobreviverá se esta geração não quiser que sobreviva”. Por isso, a colaboração, a continuidade e a sustentabilidade são os três eixos do projeto e a participação e cooperação ativa entre os jornalistas, as escolas, os professores e os alunos a ação mais destacada por todos os conferencistas.

Ao longo do dia foram apresentadas algumas das experiências concretizadas no âmbito do projeto.

No painel “Futuro”, Isabel Nery, Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas defendeu que a informação só se transforma em conhecimento através da educação.

A sessão de encerramento contou com a leitura de declarações do Ministro da Educação e da Ministra da Cultura.