XX Conferência Ibero-americana de Ministros de Cultura

Bogotá acolhe a XX Conferência Ibero-americana de Ministros de Cultura

OEI - Cultura . 17/10/2019
Tamaño del texto + -

 Sob o lema "Inovação para o desenvolvimento sustentável - Objetivo 2030", a capital da Colômbia recebe esta quinta e sexta-feira (17 e 18 de outubro), a Cimeira dos Ministros da Cultura do Espaço Ibero-americano. Os governantes vão debater a contribuição da cultura para o cumprimento da Agenda 2030, destacando o papel da cooperação cultural ibero-americana na promoção da diversidade cultural, das indústrias culturais e criativas e do património cultural. A organização está a cargo da OEI, da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), do Principado de Andorra e do Governo da Colômbia.

O Secretário-Geral da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Mariano Jabonero, destacou "o momento-chave em que se realiza a Conferência sobre Cultura e a relevância da Colômbia como anfitriã, bem como o compromisso da OEI com a Cultura na Ibero-América ao longo dos 70 anos de atividade da organização que se celebram em 2019 e que significam 70 anos de enraizamento, defesa e promoção da criação cultural como espinha dorsal da região".

A agenda inclui as sessões protocolares e a apresentação dos avanços e desafios da região de acordo com os Relatórios Executivos da Unidade Coordenadora do Espaço Cultural Ibero-americano (ECI) e da Secretaria Técnica da Reunião de Ministros da Cultura encarregados da OEI.

Portugal, que se faz representar pela Diretora-geral do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), participa no painel dedicado à inovação para a competitividade e o desenvolvimento da cultura. Nesse painel, Andorra, Argentina, Equador, Portugal e Nicarágua partilham as suas experiências na ampliação e melhoria do acesso, criação e desenvolvimento de conteúdos para todos, promovendo a equidade no contexto da sociedade digital. Também será abordada a promoção do desenvolvimento sustentável na região e o fortalecimento das cadeias de valor para aproximar arte, cultura e economia, melhorando e incentivando a circulação de bens culturais.

A declaração resultante desta cimeira será apresentada na XXVII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, a realizar em Andorra em 2020. Espera-se que o documento reúna os objetivos e as ações concertadas para reforçar a cooperação cultural na região.

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: