Capacitação de Professores para a diversidade do Português

Capacitação de Professores para a diversidade do Português

OEI - Educação . 11/04/2018
Tamaño del texto + -

O Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), órgão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organiza em Lisboa, de 9 a 13 de abril, o “IX Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais: Ensino de Português como Língua de Herança/Português para Crianças”, e cujos materiais didáticos gerados serão incluídos no Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna. 

O projeto tem como característica reunir unidades para o ensino do português elaboradas por especialistas de todos os países de língua portuguesa e também para públicos específicos como os falantes de chinês ou os falantes de espanhol. Pretende-se, assim, destacar a diversidade e a riqueza da língua e das culturas disponibilizando materiais de ensino que podem ser utilizados livremente por todos os professores. Desde a sua criação em 2015, o portal já foi visitado por mais de meio milhão de usuários, encontrando-se a Argentina e a Colômbia entre os países com mais consultas: http://www.ppple.org/o-portal 

O curso destina-se a capacitar professores de vários países para a elaboração de materiais para o ensino de português língua não materna, através de abordagens pedagógicas inovadoras, sob a orientação da Equipa Assessora Central (EAC) coordenada pela Professora Edleise Mendes, da Universidade Federal da Bahia, e pela Professora Viviane Furtuoso, Presidente da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE).

 A edição anterior realizou-se em novembro de 2017, tendo sido escolhida a temática “ensino de português como língua de acolhimento”, centrada na integração de refugiados. Em 2014, o Curso de Capacitação para Elaboração de Materiais para o Ensino do Português realizou-se em Buenos Aires.

Consulte abaixo o Programa