#CIBFest

CIB Fest: O festival que celebra as várias culturas do espaço Ibero-americano

OEI - Institucional . 16/09/2019
Tamaño del texto + -

Madrid assume-se como a capital do espaço Ibero-americano recebendo o primeiro festival “Celebremos Ibero-américa” (CIB Fest). De 18 a 29 de setembro, a capital espanhola recebe mais de uma centena de atividades culturais desde gastronomia, música, literatura ou cinema. Portugal está representado pelo chef Nuno Diniz, pela ilustradora Carolina Celas e pela cineasta Rita Azevedo Gomes.

A celebrar sete décadas de existência, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) organiza o primeiro festival “Celebremos Ibero-américa”, em Madrid. O secretário-geral, Mariano Jabonero, sublinha que através do CIB Fest “celebramos tudo aquilo que nos une: uma comunidade cultural ligada por duas línguas, mestiça e em permanente integração, que corresponde a um grande número de países e traz riqueza”.

A escolha da capital espanhola para acolher a primeira edição do certame, deve-se ao facto de, segundo dados das autoridades madrilenas, um em cada quatro habitantes de Madrid ter ascendência em países da América Latina, o que perfaz cerca de 700 mil pessoas.

O festival conta com o apoio do Ayuntamiento de Madrid e para a delegada da Cultura, Turismo e Desporto, Andrea Levy, “cabe-nos celebrar a Ibero-américa, desfrutar, partilhar, aprender, e é uma oportunidade para recordar tudo o que nos une, tanto aqui como do outro lado do oceano”.

A programação inclui mais de uma centena de atividades culturais que vão desde a música, literatura, gastronomia, cinema ou exposições. As atividades ocorrem em diversos espaços da capital espanhola: 13 bibliotecas, com 15 ateliês literários para crianças e jovens, seis concertos musicais, 28 projeções cinematográficas (das quais 22 relacionadas com o cinema feminino), oito mercados, 12 restaurantes e vários outros espaços públicos.