Conferência

Congresso Internacional sobre a formação e profissão docente, em Santiago do Chile

OEI . 12/07/2018
Tamaño del texto + -

Realiza-se nos dias 30 e 31 de Outubro de 2018, em Santiago do Chile, o Congresso Internacional sobre a formação e profissão docente. O evento é organizado pela Rede de Formadores de Formadores Redfforma; pelo Centro de investigação interuniversitário sobre a formação docente CRIFPE, do Canadá, pelo escritório da OEI no Chile e pelo Centro de Aperfeiçoamento, Experimentação e Investigações Pedagógicas do Ministério da Educação do Chile.

Os objetivos do Congresso passam pela criação de espaços para a reflexão sobre os problemas, as necessidades e as oportunidades destas áreas profissionais; impulsionar o intercâmbio e a difusão de experiências educativas e de investigação que abordem a análise dos desafios e propostas para profissão, a formação docente e os formadores de formadores e ainda potenciar o diálogo e a colaboração entre instituições educativas e universidades sobre a formação de docentes.

Para lá das conferências agendadas, o Congresso será sobretudo composto por colóquios, apresentações e exposições de materiais gráficos e científicos que serão assegurados por centros de formação e estudo no Chile e Canadá, outros centros universitários da América Latina e da Europa e instituições de ensino que a organização do Congresso convida a apresentar e discutir as suas investigações, estudos e experiências. São quatro as áreas escolhidas: a educação na primeira infância, a inclusão educativa, a formação prática e a inserção e iniciação profissional de docentes. Para isso foi lançada uma convocatória e aberto os prazos para a submissão de experiências educativas e investigações a apresentar por todos os interessados.

Em comunicado de imprensa a organização explica que a necessidade deste Congresso surge depois de nas últimas décadas se terem observado um pouco por todo o mundo importantes transformações nos sistemas educativos. Essas transformações impuseram novos desafios à formação e profissionalização dos docentes, tornando-se necessário difundir conhecimentos, experiências, propostas e novas agendas para esta profissionalização. Em busca de uma melhor articulação entre a teoria e a prática e entre as áreas da formação e as instituições educativas, um Congresso que convida os principais agentes do terreno a partilharem as suas experiências e conhecimento científico revela-se muito importante.

Para continuar a receber informações sobre o Congresso siga o evento no Facebook. Se estiver interessado em fazer a submissão da sua experiência ou investigação pode saber mais sobre as várias temáticas, os tipos de submissão e os critérios de avaliação, bem como fazer a sua inscrição, aqui.