EDUCAÇÃO PARA PESSOAS REFUGIADAS: MODELOS E PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO NOS PAÍSES DA OCDE

EDUCAÇÃO PARA PESSOAS REFUGIADAS: MODELOS E PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO NOS PAÍSES DA OCDE

OEI - Educação . 22/06/2020
Tamaño del texto + -

A Organização de Estados Ibero-Americanos apresenta a versão em espanhol e português do livro "Educação para refugiados: modelos e práticas de integração nos países da OCDE".

Escrito por Lucie Cerna (OCDE), o livro reflete os desafios e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que procuram refugio, assim como pelos países de acolhimento  (países membros da OCDE) e expõe as práticas e experiências educativas que os países implementaram para facilitar a integração de grupos e famílias em situação de refugiados a uma nova realidade.

Além disso, analisa as políticas e práticas definidas pelos governos dos países da OCDE para garantir uma melhor qualidade de vida e acesso à educação para meninas, meninos e jovens refugiados.

Da mesma forma, apresenta um modelo holístico que se foca nas necessidades (educativas, sociais e emocionais), fatores e políticas que podem permitir uma integração correta e eficaz dos refugiados.

Nesta publicação, Lucie Cerna evidencia que é fundamental que os países se concentrem no desenvolvimento de políticas e práticas adequadas para o desenvolvimento e a integração dos refugiados, tendo em consideração os vários fatores e necessidades que esses grupos vulneráveis enfrentam, garantindo dessa forma um tratamento justo e digno para esses grupos, já que este problema social tem aumentado nos últimos anos, com alguns países da Europa e da América do Norte a serem destinos prioritários.

O principal objetivo da tradução desta obra é fornecer ferramentas aos principais decisores, especialmente considerando o aumento nos últimos anos da situação na região ibero-americana com refugiados e migrantes.

A tradução do livro reflete o trabalho conjunto que ambas as instituições mantêm com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sócio-educativo ibero-americano.

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: