encontro-representações-diplomáticas-oei-portugal-janeiro-2020

Escritório da OEI em Portugal reúne com representações diplomáticas da Ibero-América

OEI - Institucional . 30/01/2020
Tamaño del texto + -

O escritório da OEI em Portugal promoveu esta quarta-feira, no Teatro Thalia em Lisboa, um pequeno-almoço de trabalho com as representações diplomáticas da Ibero-América em Lisboa, com o objetivo de apresentar as linhas de ação da OEI e as principais atividades e projetos em curso, tendo em vista aprofundar a cooperação.

Estiveram presentes os embaixadores e representantes de treze embaixadas (Andorra, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Perú e Uruguai), tendo sido também convidados a Casa da América Latina e o Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL).

Na agenda de trabalho estiveram em destaque as Competências para o Século XXI, a importância da educação na Primeira Infância, o efeito da formação das lideranças escolares, a educação para a cidadania e democracia, a educação artística e a diversidade cultural ibero-americana. Foram ainda destacadas a cooperação e a mobilidade na educação superior numa região com mais de 30 milhões de estudantes universitários. Também o Programa Ibero-americano de Difusão da Língua Portuguesa, que pela primeira vez está a ser desenvolvido, foi debatido nos seus diferentes objetivos, com destaque para o projeto das escolas bilingues de fronteira. A Diretora da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho, referiu ainda as iniciativas da organização no âmbito do incentivo à leitura, destacando o projeto “Quixote Ibero-americano”, que envolve jovens estudantes de toda a Ibero-América.

As representações diplomáticas ressaltaram a importância da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola, realizada em Lisboa no mês de novembro passado e saudaram ainda a parceria com a CPLP considerando que se trata de uma estratégia relevante para toda a região. Acolheram, por isso, com muito interesse o anúncio da próxima Conferência Internacional Línguas e Economia, que mais uma vez analisará o valor das duas línguas em conjunto e se realizará no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Foi destacada a relevância desta iniciativa que reforça as relações entre a OEI e as representações diplomáticas ibero-americanas, tendo sido manifestado interesse e disponibilidade para iniciativas futuras.

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: