Eulaceulac

Fundação EU-LAC reúne em Lisboa peritos para formular iniciativas culturais regionais entre Europa, América Latina e Caraíbas

OEI - Cultura . 25/03/2019
Tamaño del texto + -

A Fundação EU-LAC, com o patrocínio do Ministério da Cultura português, o apoio da União Europeia e em colaboração com a OEI, IPDAL e ISCTE-IUL, organiza nos dias 25 e 26 de março o Fórum Internacional «Propostas e recomendações para iniciativas culturais UE-ALC», contando com a presença de importantes operadores culturais e peritos de ambas as regiões. Destacam-se, entre eles, Ana Tomé, Presidente da Fundação Museu Rainha Sofia, Susana Molina, diretora da Escola Internacional de Cinema e Televisão Santo Antonio de los Baños em Cuba, Natalie Urquhart, Presidente da Associação dos Museu das Caraíbas, Philippe Kern, fundador e diretor da KEA European Affairs, Milena Sandler, Diretora-Geral do PAOP Jazz, no Haiti, bem como representantes de várias instituições portuguesas, como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu de Arqueologia Nacional e a Universidade de Évora.

Cecilia Bákula, ex-Representante Permanente do Peru junto da UNESCO e antiga Diretora do Instituto Nacional da Cultura do Peru, realizará a conferência plenária na sessão de abertura. A Ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, estarão presentes na cerimónia de abertura deste evento, que reúne autoridades culturais e peritos de mais de 38 países da União Europeia, da América Latina e das Caraíbas.

O Fórum pretende formular propostas e recomendações cujas conclusões serão transmitidas às autoridades de Alto Nível de ambas as regiões e constituirão um contributo para o Fórum de Reflexão sobre Cultura de Altos Funcionários, a realizar no próximo outono.

«Temos todo o prazer em reunir os agentes culturais de ambas as regiões para aprofundar o diálogo birregional, que está no centro do mandato que os nossos membros nos deram», sublinhou Paola Amadei, diretora executiva da Fundação EU-LAC.

Para acompanhar o fórum, visite o nosso Instagram (@oeiportugal) e Twitter (@portugaloei)!

Eulac