OEI divulga relatório da Universidade de Harvard e da OCDE

Um roteiro para orientar a resposta educativa à Pandemia da COVID-19 de 2020

OEI - Educação . 18/05/2020
Tamaño del texto + -

A OEI publicou, em espanhol e português, o relatório “Um roteiro para orientar a resposta educativa à Pandemia da COVID-19 de 2020, elaborado por Fernando M. Reimers, da Global Education Innovation Initiative - da Universidade de Harvard, e Andreas Schleicher, diretor do departamento de Educação e Competências da OCDE, cujo objetivo é apoiar a tomada de decisões na área educativa para desenvolver e implementar respostas educativas eficazes ao encerramento de escolas, devido à emergência de saúde.

 O documento afirma que é imperativo que os responsáveis pela educação tomem uma série de medidas imediatas para desenvolver e implementar estratégias que atenuem o impacto da pandemia na educação. Com base nas informações fornecidas por 98 países e na análise dos resultados da última avaliação do PISA, o relatório faz uma série de recomendações para evitar perdas de aprendizagem.

Nestes momentos em que a aprendizagem está a ser realizada à distância, o papel dos professores para garantir o sucesso dessa aprendizagem é ainda mais importante. Por esse motivo, o relatório adverte que é essencial facilitar a colaboração e a aprendizagem profissional dos professores e proporcionar acesso a recursos e plataformas on-line o desenvolvimento da sua atividade. Mais especificamente, sublinha-se a necessidade de disponibilizar tecnologias e recursos educativos aos professores. Por esse motivo, a OEI criou um espaço de recursos didáticos e pedagógicos - que colocou à disposição dos professores ibero-americanos durante esta pandemia.

Algumas das recomendações coincidem com as do relatório da OEI, Efeitos da crise do coronavírus na educação , publicado em março . Ambos propõem que o conteúdo dos planos de estudo a serem ensinados durante esse período de pandemia seja priorizado. Também propõem que se criem medidas e planos de reforço para recuperar o tempo de aprendizagem, quando o período de distanciamento social terminar, por exemplo, um período de revisão intensiva antes do início do novo ano letivo.   

 

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: