A OEI - Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - e o Externato Frei Luís de Sousa assinaram um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de projetos e atividades nas áreas da educação, ciência e cultura.

OEI e Externato Frei Luís de Sousa assinam protocolo de cooperação

OEI - Cooperação . 19/05/2020
Tamaño del texto + -

A OEI - Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - e o Externato Frei Luís de Sousa assinam protocolo de cooperação para o desenvolvimento de projetos de promoção da diversidade e de construção da paz.

O acordo visa a promoção do desenvolvimento sustentável nos países ibero-americanos e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, no respeito pelos Direitos Humanos.

A Organização dos Estados Ibero-Americanos e o Externato Frei Luís de Sousa, consideram de mútuo interesse formalizar um processo de colaboração, promovendo o desenvolvimento da educação e da cultura como alternativa válida e viável para a construção da paz, preparando o ser humano para o exercício responsável da liberdade, da solidariedade e da defesa dos Direitos Humanos, bem como para apoiar as mudanças que permitam uma sociedade mais justa, mais digna, mais inclusiva e sustentável.

A diretora do Escritório da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho, congratula-se com esta parceria, afirmando: “Este protocolo que tem a ver com o projeto Cosmos muito nos alegra, na medida em que, sendo um projeto europeu, mostra como é possível envolver os mais novos numa visão do mundo que seja efetivamente solidária e não seja uma visão de construção de muros e fronteiras mas, pelo contrário, em que queremos, cada vez mais, estender as mãos e fazer desta casa que habitamos a casa comum de todos os cidadãos. Nesse sentido, muito nos congratulamos e esperamos que este seja mais um projeto inovador que leve os nossos jovens a serem cidadãos do mundo e adultos que construam uma sociedade melhor e mais justa”.

O diretor do Externato Frei Luís de Sousa, Fernando Magalhães, manifestou, por seu turno, uma enorme alegria pela assinatura deste acordo referindo que ele permite: “abrir os horizontes do colégio e dos seus alunos para um mundo onde queremos construir e onde queremos educar jovens que venham a ser verdadeiras pessoas no quadro dos valores nos quais nos formamos e um deles é, claramente, a abertura: a abertura ao outro, a abertura ao mundo, a abertura à transcendência. Abrirmos este quadro de horizontes a tantos outros horizontes seguintes com este protocolo é, para nós, uma enorme alegria”.

Fundado em 1956, o Externato Frei Luís de Sousa é um estabelecimento do Ensino Particular e Cooperativo, com autonomia pedagógica, propriedade da Diocese de Setúbal, que acolhe, atualmente, cerca de 600 alunos distribuídos pela creche, ensino Pré-Escolar, Básico e Secundário.

É Membro das Escolas Associadas da UNESCO, - estatuto atribuído como reconhecimento da prática de um ensino intercultural, participativo, com um elevado padrão de qualidade, num ambiente criativo, empreendedor e com sentido ético - e também uma escola de dimensão internacional, envolvida em diversos projetos europeus, no âmbito do programa ERASMUS+, coordenando atualmente o consórcio do projeto COSMUS –Community School Museums – projeto europeu que procura valorizar o património cultural europeu como elemento central da diversidade e do diálogo intercultural.

A OEI é um organismo internacional de caráter intergovernamental para a cooperação entre os países ibero-americanos no campo da educação, da ciência e da cultura, no contexto do desenvolvimento global, da democracia e da integração regional, que tem como missão promover e cooperar em atividades orientadas para a elevação dos níveis educacional, científico, tecnológico e cultural e fomentar a educação como uma alternativa válida e viável para a construção da paz e da cidadania na região Ibero-americana.

O protocolo entre as duas entidades terá a duração inicial de três anos, podendo vir a renovar-se por períodos da mesma duração.

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: