o que estas a ler

OEI e Fundación SM lançam “O que estás a ler”, um concurso para que os jovens ibero-americanos partilhem a sua experiência como leitores

OEI - Educação . 06/02/2019
Tamaño del texto + -

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o apoio dos Ministérios da Educação dos países da região e da Fundação SM, lança a sexta edição de “O que estás a ler”, um concurso para jovens dos 15 aos 17 anos partilharem as suas experiências literárias.

O concurso tem por objetivo promover hábitos de leitura entre os jovens ibero-americanos, no sentido de criar uma ampla rede de blogs onde os estudantes possam conectar-se, partilhar experiências e dialogar.

Os jovens podem participar neste concurso até 10 de maio de 2019, com um blog ou vídeo produzido individualmente ou em grupo. Em cada país, e para cada uma das categorias, haverá um vencedor que receberá um Tablet como prémio.

Na edição anterior do concurso participaram 752 blogs criados por estudantes de 18 países ibero-americanos. Este ano a iniciativa pretende dar mais espaço à diversidade de temáticas e linguagens na apresentação das propostas, incluido a utilização de vídeos. Para além disso, os/as jovens leitores de Andorra e Porto Rico também poderão participar no concurso.

Podes ver aqui a convocatória.

De acordo com o Anuário Literatura Ibero-americana Children 2017, da Fundação SM, o fenómeno “booktuber” e as páginas web, blogs, revistas digitais e redes sociais são extremamente importantes para trazer a literatura aos jovens, incentivar a leitura e partilhar as suas experiências literárias.

Em Portugal, o Prémio “O Que Estás A Ler?” conta com o apoio do PNL2027  e do Ministério da Educação de Portugal.

PNL

queestasaler