oei-universidade-aveiro-jogo-digital-viagem-circum-navegação-magalhães-elcano

OEI e Universidade de Aveiro desenvolvem jogo digital no âmbito das comemorações 500 anos da viagem de circum-navegação

OEI - Cultura . 26/11/2019
Tamaño del texto + -

A Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Universidade de Aveiro (UA) uniram esforços para este projeto inovador. Um grupo de investigadores está a desenvolver um jogo digital destinado a promover a aprendizagem da matemática usando como tema e desafio a viagem de circum-navegação que comemora 500 anos.

O desenvolvimento do jogo, a cargo dos investigadores do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da UA, vai tornar-se possível graças ao convénio de colaboração assinado entre a OEI e a UA.

A iniciativa enquadra-se num dos objetivos estatutários da OEI: contribuir para fortalecer o conhecimento, a compreensão mútua, a integração e a solidariedade, promovendo ao mesmo tempo as atividades orientadas para elevar os níveis educativo, científico, tecnológico e cultural.

A OEI, que comemora este ano o seu 70.º aniversário, tem vindo a desenvolver várias ações no âmbito das comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação, reconhecendo o imenso valor científico e cultural que essa expedição representa até à atualidade.

Através de aventuras e desafios matemáticos, o jogo tem como objetivo pôr à prova os conhecimentos sobre essa viagem marítima à volta do globo.

O jogo, que vai ser lançado em 2020 em versão portuguesa e espanhola, segue a rota da viagem iniciada em 1519 pelo navegador português Fernão de Magalhães e concluída em 1522 pelo espanhol Juan Sebastián Elcano.

“Apesar da inspiração nos relatos da viagem e das suas peripécias, esteve sempre presente a preocupação de adaptar o jogo aos dias de hoje, ao ritmo dos apreciadores e às funcionalidades comuns em jogos digitais”, refere a UA, numa nota de divulgação do projeto, coordenado pela investigadora Ana Breda.

O jogo terá duas modalidades: académica e geral. Na modalidade académica, destinada a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, o desenvolvimento de capacidades fundamentais como a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação estarão presentes de forma explícita. Na modalidade geral, estas capacidades estarão implicitamente presentes, sendo que os desafios estarão ao alcance de qualquer pessoa com literacia matemática.