2467

OEI nas Jornadas 2CN-CLab “Projetos Culturais em Rede a partir da Carta Cultural Ibero-americana”, no Porto

OEI - Cultura . 27/11/2018
Tamaño del texto + -

As Jornadas 2CN-CLab, que se realizam nos dias 4 e 5 de dezembro de 2018, na Casa Allen, no Porto, encontram-se enquadradas pelo projeto de investigação “Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano” que está a ser desenvolvido por Manuel Gama com o apoio da FCT em Portugal, em Espanha e no Brasil. Este evento é organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Direção Regional de Cultura do Norte e Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O projeto de investigação tem como objetivo principal fomentar práticas qualificadas de trabalho em rede no setor cultural, e com as Jornadas pretende-se promover a discussão crítica e construtiva sobre as redes de cooperação cultural no espaço ibero-americano. A Diretora do Escritório da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho, intervém no dia 4.

Desde a sua criação, no ano de 2016, já foram promovidas no âmbito do 2CN-CLab um total de 58 ações, no Brasil, Espanha e Portugal, que contaram com a intervenção/participação de 1.433 estudantes, docentes, investigadores e profissionais do setor cultural originários do Brasil, Espanha, Itália, México, Polónia e Portugal.

As Jornadas 2CN-CLab 2018 Projetos Culturais em Rede a partir da Carta Cultural Ibero-americana, para além de constituir o momento para encerrar simbolicamente as atividades do 2CN-CLab 2018 – que incluiu a dinamização de um total de 30 ações em Portugal e no Brasil –, são o primeiro momento de partilhar com o público das primeiras ideias de projetos culturais em rede geradas no âmbito dos WDs que foram promovidos no ano de 2018 em Portugal e Brasil.