Mobilidade Académica

OEI no III Encontro sobre Mobilidade Académica da CPLP

OEI - Ciência . 08/05/2019
Tamaño del texto + -

A Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) participou, no dia 7 de maio de 2019, no III Encontro sobre Mobilidade Académica na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), na sede da CPLP em Lisboa. Trata-se de uma iniciativa inserida nas comemorações do “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”.

A Diretora do Escritório da OEI em Portugal apresentou o Programa Paulo Freire - PALOP explicando o seu enquadramento, criação e desenvolvimento. Realçou, igualmente, a importância desta iniciativa para o fortalecimento das relações entre a OEI e a CPLP, no âmbito da cooperação sul-sul.

O Programa Paulo Freire-PALOP inspira-se no programa Erasmus+ e possibilita uma mobilidade de cerca de um semestre académico, o reconhecimento da formação pela instituição de origem e o aprofundamento das relações entre as instituições de Ensino Superior envolvidas.

Conforme referido pelo Diário de Notícias, “Ana Paula Laborinho, diretora do Escritório de Portugal da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (Observador Associado da CPLP) sublinhou também a dificuldade no estabelecimento de métricas comuns e do reconhecimento de títulos académicos, importantes para o reconhecimento das competências dos alunos e bolseiros nos vários Estados-Membros”.

Leia mais aqui