eval

OEI participa da reunião sobre Avaliação de Competências em Intercompreensão entre Línguas Românicas

OEI - Educação . 27/01/2019
Tamaño del texto + -

A Universidade de Aveiro acolheu, no dia 26 de janeiro de 2019, a reunião da rede internacional de Avaliação de Competências em Intercompreensão entre cinco Línguas Românicas, entre as quais o espanhol e o português.

O encontro reuniu especialistas e instituições de diversos países com investigação ou trabalho neste domínio, entre os quais Brasil, Espanha e Portugal. Participaram neste encontro a Diretora-Geral de Língua Portuguesa da OEI, Ivana Siqueira, e a Diretora da OEI Portugal, Ana Paula Laborinho.

A Intercompreensão linguística e cultural é um domínio essencial para o projeto das escolas bilíngues de fronteira, lançado pela OEI, e que irá arrancar em 2019. Através do desenvolvimento desta competência, estudantes e docentes que residem em zonas fronteiriças poderão exercer a capacidade de compreensão e valorização de duas línguas ibero-americanas.

O acordo que institui o projeto das Escolas Bilingues foi assinado em Brasília em Novembro de 2018, e encontra-se enquadrado no programa ibero-americano de difusão da língua portuguesa da OEI.