encontro América Latina – CPLP

OEI participa em encontro América Latina – CPLP

OEI - Institucional . 25/10/2019
Tamaño del texto + -

A Diretora da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho, participou, esta semana, no “V Encontro América Latina – CPLP”, organizado pelo Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL) e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Em destaque esteve o tema da cooperação e, em particular, a modalidade da cooperação triangular, com vários países apresentando exemplos de ações conjuntas e seus benefícios.

Ana Paula Laborinho apresentou as linhas estratégicas da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, que procuram responder às questões colocadas por uma crescente população jovem confrontada com as mudanças no mercado de trabalho. Apresentou também o programa da CILPE 2019 – Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola, que se realiza nos dias 21 e 22 de novembro, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian. Este é um evento que coloca especial enfoque na cooperação entre duas comunidades linguísticas e as formas de reforçar a sua posição geopolítica e geoestratégica no mundo, com benefícios para os 800 milhões de falantes das duas línguas.

Durante o encontro, e segundo o comunicado do IPDAL, o seu presidente destacou a necessidade de uma «agenda comum» para os dois blocos de países. Paulo Neves reforçou a ideia afirmando que «partilham um mesmo conjunto de desafios e oportunidades de desenvolvimento, nos âmbitos político-diplomático, económico e social».

Este “V Encontro América Latina – CPLP”, que se realizou na sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, contou com a presença do Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles e da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro. Participaram, ainda, todas as representações diplomáticas dos países da América Latina e da CPLP, acreditadas em Portugal, bem como a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

Foto: CPLP

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: