VII Reunião dos Pontos Focais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior CPLP

OEI participa na Reunião dos Pontos Focais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP

OEI - Ciência . 30/10/2019
Tamaño del texto + -

A OEI participou na VII Reunião dos Pontos Focais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 25 de outubro na sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, em Lisboa.

Nesta reunião dedicada às iniciativas e atividades em curso ou a implementar até 2020, à cooperação bilateral e multilateral e à preparação da IX Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Cabo Verde, 2020), a CPLP promoveu um espaço de apresentações e partilha de informação com os parceiros e os observadores associados.

Segundo o comunicado da CPLP, esta iniciativa surge no seguimento da VIII Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP (Brasil, junho de 2018) que reafirmou “o compromisso de fortalecer a cooperação multilateral em ciência, tecnologia e ensino superior para a promoção do desenvolvimento, por meio da capacitação científica e tecnológica das instituições, pesquisadores e estudantes de ensino superior dos Estados-membros da CPLP”.

Neste contexto, a Presidência Cabo-Verdiana da Comunidade pretendeu dar continuidade à aproximação e ao diálogo com organismos internacionais e com os Observadores Associados para identificar as sinergias que potenciam a implementação da agenda da CPLP.

Na sua qualidade de Observador Associado, a OEI fez uma apresentação das suas iniciativas e dos seus objetivos nas áreas da ciência e ensino superior.

De referir o interesse manifestado pela Presidência, em especial no Observatório da Ciência, Tecnologia e Sociedade e na Rede de Indicadores RICYT.

A OEI tornou-se, em 2018, a primeira organização internacional a receber o estatuto de Observador Associado da CPLP, juntando-se a um grupo de 18 países e reforçando os laços com a CPLP, nomeadamente no domínio da cooperação para a promoção e difusão da língua portuguesa.

Foto: CPLP

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: