Fórum da Juventude de Espanha e Portugal

OEI Portugal no Fórum da Juventude de Espanha e Portugal

OEI . 05/03/2018
Tamaño del texto + -

A OEI Portugal esteve presente no Fórum da Juventude de Espanha e Portugal, que se realizou entre 2 e 3 de março em Cascais, Capital Europeia da Juventude em 2018.

O encontro foi promovido pelo Organismo Internacional de Juventude para a América Latina, o Instituto do Desporto e Juventude de Portugal, o Instituto da Juventude de Espanha e a Câmara Municipal de Cascais.

A intervenção da Diretora do Escritório da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho, enquadrou-se na Mesa de Diálogo "Os Jovens e o futuro do mundo do trabalho. Quais os novos Desafios?", que partilhou com a OIT e com a Ray Human Capital.

Na intervenção que proferiu, apresentou a experiência da OEI e os projetos em curso, nomeadamente na área do empreendedorismo jovem e alertou para a necessidade de prepararmos os jovens para competências transversais e para continuarem a aprender ao longo da vida visto que não sabemos hoje as necessidades que o mercado de trabalho vai colocar num futuro muito próximo. Além disso, revela-se desde já que as aptidões técnicas e científicas especializadas têm de ser acompanhadas de competências sociais e de competências para a cidadania, que requer uma atitude responsável de implicação ativa no desenvolvimento sustentável.

A OEI procura responder a estes desafios através de programas que valorizam a educação, o conhecimento e um sentido de cidadania.