encontro-oei-portugal-reitores-universidades-moçambique-2020

OEI Portugal recebe Reitores de Universidades de Moçambique

OEI - Ciência . 22/01/2020
Tamaño del texto + -

No quadro da cooperação entre a OEI e os países da CPLP, a Diretora da OEI Portugal recebeu os Reitores da Universidade Pedagógica de Maputo (UP), Prof. Doutor Jorge Ferrão, e da Universidade Rovuma (UR), Prof. Doutor Mário Brito dos Santos. Esteve também no encontro o Vice-Reitor da UP para a área académica, Prof. Doutor José Castiano.

Foram abordadas a colaboração que tem sido desenvolvida, nomeadamente os bons resultados do Projeto Piloto Paulo Freire-PALOP, que permitiu a vários docentes da UP e da UR (na altura integrada na UP) realizar o estágio científico para conclusão dos doutoramentos, bem como a formação de professores no âmbito do Projeto GeoGebra para instalação do Instituto em Moçambique.  

As duas Universidades manifestaram grande interesse em manter a cooperação com a OEI, incluindo a partilha de experiência e de boas práticas como o Observatório da Ciência, Tecnologia e Sociedade, a Rede de Indicadores de Ensino Superior e a Rede de Indicadores de Ciência e Tecnologia.

A Universidade Pedagógica apresentou os projetos de instalação de Observatórios nas áreas da Educação, Trabalho, Alterações Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que visam promover o conhecimento científico, bem como disponibilizar à sociedade moçambicana e internacional informação rigorosa, sistematizada e atualizada.  Foi igualmente referido o interesse em aprofundar e internacionalizar alguns mestrados, como o mestrado em Tradução e Interpretação de Conferências, criado em conjunto com o Camões, IP com apoio da União Europeia.

Os dois Reitores foram também recebidos pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: