Participantes na Reunião

OEI Portugal reúne com Governo Regional da Extremadura e Ministério da Educação de Portugal

OEI - Institucional . 17/09/2019
Tamaño del texto + -

OEI Portugal reúne com Governo Regional da Extremadura, Fundación Academia Europea e Iberoamericana de Yuste e Ministério da Educação de Portugal para estudar possibilidades de colaboração, participação em projetos, e valorização de iniciativas para o ensino e promoção da língua e cultura portuguesa implementadas na região espanhola da Extremadura.
 
A Direção-Geral de Ação Exterior do Governo da Extremadura tem vindo a investir no ensino da língua portuguesa como parte de uma estratégia que visa fortalecer os vínculos de cooperação com Portugal. A partilha de 428 quilómetros de fronteira e as potencialidades comerciais, profissionais e culturais relacionadas com a língua são os principais fatores que estão na base dessa estratégia.
 
A Fundação Academia Europeia e Iberoamericana de Yuste, é uma entidade pública de carácter cultural, científico e de investigação e divulgação, ligada à Junta de Extremadura. O seu principal objetivo é contribuir para a consolidação dos laços entre a Extremadura, Europa e Iberoamérica, na base do respeito pelas identidades, benefício mútuo e solidariedade.
 
A Fundação atribui anualmente o Prémio Europeu Carlos V, que distingue personalidades, organizações ou projetos que tenham contribuído para enaltecer os valores culturais e históricos europeus ou o processo de integração europeia. O Prémio foi atribuído a Jorge Sampaio em 2004 e a José Manuel Barroso em 2014.