Ministros e Ministras na Conferência

Os Ministros e Ministras da Educação da Ibero-América reconhecem o trabalho da OEI na região durante estes meses de pandemia

OEI - Educação . 14/10/2020
Tamaño del texto + -

"Gostaria de começar a minha intervenção com uma palavra de agradecimento à Organização de Estados Ibero-americanos pelo seu apoio aos sistemas educativos da Ibero-América durante estes tempos de pandemia", declarou a Ministra da Educação da Colômbia, María Victoria Angulo, no início do seu discurso na XXVII Conferência Ibero-Americana de Ministros e Ministras da Educação.

Realizada virtualmente devido à COVID-19 e organizada pela OEI, pela SEGIB (Secretaria-Geral Ibero-americana) e pela Secretaria Pro Tempore de Andorra na sua qualidade de país anfitrião, a Conferência Ibero-Americana sobre Educação manteve como tom geral o apoio explícito dos ministros e ministras ibero-americanos ao trabalho da OEI nestes tempos difíceis.

Neste sentido, nos últimos meses, foram atribuídas pela Organização de Estados Ibero-americanos mais de 1.000 bolsas de estudo a professores ibero-americanos para os ajudar a converter as aulas para o formato virtual. A OEI disponibilizou meio milhar de recursos educativos e culturais de acesso gratuito e aberto a professores, famílias, estudantes e ministérios; organizou cerca de 30 webinars ou fóruns virtuais em colaboração com especialistas e ministros e ministras da educação para partilhar experiências sobre como reagir à pandemia; e continuou a gerar e partilhar conhecimentos através de guias, relatórios e publicações sobre educação, ciência e cultura, úteis a toda a região.

Este trabalho de resposta às necessidades educativas da região pela OEI foi reconhecido durante a XXVII Conferência Ibero-Americana de Educação por vários países. Além da Colômbia, a Ministra da Educação, Ciência e Tecnologia de El Salvador, Carla Hanania, falou da OEI como "uma organização amiga e um grande apoio à educação do meu país nestes tempos de crise devido à pandemia". Eduardo Petta, Ministro da Educação do Paraguai, também proferiu as suas palavras de agradecimento, que foram partilhadas por mais funcionários da educação na região. Finalmente, o Ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, felicitou a OEI pelo seu trabalho incansável em prol da educação na Ibero-América e, em particular, enviou calorosas saudações ao seu Secretário-Geral, Mariano Jabonero, a quem felicitou por todas as conquistas alcançadas durante o seu mandato.

 

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: