Agenda2030

PABA+40: OEI participou do evento “Cooperação para a implementação da Agenda 2030" na Argentina

OEI - Educação . 22/03/2019
Tamaño del texto + -

No âmbito da Segunda Conferência das Nações Unidas sobre a Cooperação Sul-Sul (PABA +40), teve lugar o evento «Cooperação para a implementação da Agenda 2030 — o mecanismo de aprendizagem pelos pares do G20 e a experiência interministerial do programa da primeira infância», em Buenos Aires. O diretor-adjunto da OEI, Luis Scasso, participou do encontro de intercâmbio de boas práticas com os funcionários e com os representantes de organismos nacionais e internacionais.

O evento consistiu numa série de painéis que permitiram aos participantes estabelecer contactos e debater boas práticas e desafios na execução da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através de iniciativas de cooperação Sul-Sul e de cooperação triangular.

As boas-vindas foram dadas pela Secretária Executiva do Conselho Nacional de Coordenação das Políticas Sociais (CNCPS), Gabriela Agosto; pelo Secretário de Negócios Estrangeiros, Gustavo Zlauvinen; e pelo Secretário Executivo Adjunto da CEPAL, Mario Cimoli.

O painel sobre a experiência do Mecanismo de Aprendizagem Entre Pares do G20 foi moderado pela coordenadora da Área de Governação Democrática do PNUD, Nora Luzi; contou com a participação da Diretora Nacional da Abordagem Integral de Programas Especiais do CNCPS, Leaila Brandy; com o Diretor da Divisão de Cooperação para os Assuntos Globais do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Kotaro Katsuki; e com o Diretor do Centro de Desenvolvimento da OCDE, Mario Pezzini.

A segunda área foi coordenada pelo diretor-adjunto da OEI na Argentina, Luis Scasso, contando com a participação da Técnica de Política Social da UNICEF Argentina, Carolina Aulican; a coordenadora FO.AR da Direção-Geral de Cooperação Internacional, Andrea de Fornasari e o Vice-Ministro de Direitos das Crianças, Adolescentes e  Família, e  Coordenador-Geral do Programa de «Primeira Infância», Roberto Candiano.

Foram apresentadas observações e comentários finais pelo Representante Permanente da Argentina junto às Nações Unidas, Martin García Moritán e pela Embaixadora da União Europeia na Argentina, Aude Maio-Coliche.

A cooperação Sul-Sul envolve um amplo quadro de intercâmbio entre países em desenvolvimento nos seguintes domínios: político, económico, social, cultural, ambiental e tecnológico.