Reunião do projeto Quixote Ibero-americano em Portugal

Projeto “Quinto Quixote Ibero-americano” arranca em Portugal

OEI - Cultura . 10/10/2019
Tamaño del texto + -

Pela primeira vez Portugal participa nesta iniciativa que visa estimular o gosto pela leitura, pela escrita e pelo desenho, ao propor a elaboração de um capítulo inédito da famosa história de Dom Quixote e de Sancho Pança.

O projeto decorre de uma parceria entre a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Município de Alcalá de Henares de onde é natural o escritor Miguel de Cervantes. Destinado a alunos do ensino básico dos 23 Estados ibero-americanos que integram a OEI, trata-se de recriar a história e as aventuras das personagens originais, retratando as cidades e as comunidades locais.

O agrupamento escolar selecionado em cada país conta com o apoio de um escritor com experiência na literatura infantojuvenil que trabalhará com professores e alunos na elaboração do novo capítulo.

O projeto, que tem o apoio do Ministério da Educação e a parceria da Fábrica de Histórias, será desenvolvido pelo Agrupamento Escolar nº 3 de Elvas, servindo também para aproximar as comunidades vizinhas.

Maria Inês Almeida, autora de livros como “Diário de uma miúda como tu” e da coleção “Duarte e Marta”, foi a escritora selecionada para acompanhar esta iniciativa, que reunirá todos os textos no livro “Quinto Quixote Ibero-americano”, a publicar em 2020.