miradas-educação-ibero-américa-2019-oei

Publicado o relatório ‘Miradas sobre a Educação na Ibero-América 2019’

OEI - Educação . 23/12/2019
Tamaño del texto + -

A OEI apresenta o relatório Miradas sobre a Educação na Ibero-América 2019, que reúne informação sobre o cumprimento das Metas Educativas 2021 de alcance regional, aprovadas em 2010 pela XX Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo celebrada em Mar de Plata, Argentina.

Até ao momento foram publicados oito relatórios Miradas: o primeiro em 2011, considerado o relatório inicial, assinalou o momento em que os países e a região ibero-americana deram início ao projeto. Seguiram-se três relatórios de acompanhamento da implementação das metas (2012, 2014 e 2016) e outros três que abordaram temas de especial interesse para a região: as opiniões dos cidadãos sobre a educação, a profissão docente, a situação educativa das comunidades indígenas e a liderança dos diretores e gestores escolares na região.

Com o relatório Miradas sobre a Educação 2018  iniciou-se um processo de reflexão e de revisão sobre o projeto Metas Educativas 2021 envolvendo os representantes dos países membros. Por um lado, sobre os indicadores que maiores problemas têm apresentado ao longo dos anos, por outro identificando a melhor abordagem para recolher a informação que da melhor forma possível registe o nível de avanço dos países ao longo do tempo em cada uma das metas educativas estabelecidas.

O presente relatório Miradas 2019 incorpora, no final de cada meta educativa analisada, as reflexões de dois reconhecidos académicos e investigadores, Mariano Narodowski e Miguel Zabalza, sobre a ligação existente entre a meta educativa e a sua correspondente meta no ODS4.

Os relatórios Miradas sobre a Educação na Ibero-América têm servido para criar uma estrutura de trabalho partilhada no espaço da OEI com todos os responsáveis de avaliação e estatística dos ministérios de educação dos Estados membros, caraterizada pela confiança mútua na troca de informação. Da mesma forma, os relatórios têm demonstrado que através da educação é possível acordar e levar a cabo políticas que favoreçam o desenvolvimento sustentável e processos de integração regional.

 
 
 
 
Mais notícias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: