foto

Real Gabinete Português de Leitura promove o seu 9º colóquio internacional

OEI . 27/08/2018
Tamaño del texto + -

O Real Gabinete Português de Leitura promove de 3 a 5 de setembro de 2018, no Rio de Janeiro, o seu 9º colóquio internacional, sob o tema “Relações luso-brasileiras: imagens e imaginários”.

Organizado pelo seu Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras, o evento reúne especialistas das áreas envolvidas, e motiva os participantes a pensarem como se configuraram imaginários em torno das ideias de brasilidade e portugalidade e como ideias se cruzaram para constituírem modos de estar na cultura de língua portuguesa.

A discussão abordará práticas e processos simbólicos, ideológicos e pragmáticos sobre Portugal e Brasil, nas suas múltiplas relações ao longo dos séculos. Seja no campo da Literatura ou Artes em geral, História, Filosofia, Sociologia e outros campos de saber, os investigadores podem pensar configurações imagéticas e imaginários sociais que vêm, no passado ou contemporaneamente, marcando as culturas portuguesa e brasileira.

Para a sessão de abertura, foi convidado Luís Filipe Castro Mendes, Ministro da Cultura de Portugal.

Além de académicos brasileiros, de diferentes universidades do país, participam também representantes da Univ. Católica Portuguesa de Braga, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Instituto Politécnico de Portalegre, da Universidade do Porto, e outros.

Inscrições para o evento estão abertas no site: http://www.realgabinete.com.br/pprlb/LeitoresInscricao.aspx