GeoGebra na UNICV

Seminário de comemoração do 2º dia do GeoGebra na UNI-CV

OEI . 23/07/2018
Tamaño del texto + -

A Universidade de Cabo Verde (UNI-CV) promove no dia 30 de julho de 2018, entre as 8h00 e as 13h00, em Cruz Grande - Achada Falcão, Concelho de Santa Catarina de Santiago, o Seminário de comemoração do 2º Dia do GeoGebra. Todo o evento será transmitido em videoconferência com a Ilha de São Vicente, no auditório do Campus da Uni-CV em Ribeira de Julião. O Seminário poderá ser acompanhado através deste endereço eletrónico: http://oei.adobeconnect.com/iidiageogebracaboverde/.

O GeoGebra é um software gratuito que permite ao estudante explorar, conjeturar, validar, compreender e comunicar os conceitos geométricos de uma forma interativa e atrativa.

A principal finalidade da formação é desenvolver competências matemáticas, didáticas e curriculares, nomeadamente na área da geometria, e tecnológicas onde a aprendizagem se assuma como o foco do processo educativo, apoiada por tecnologias informáticas.

A criação do Instituto Geogebra, à semelhança da criação deste mesmo organismo em Portugal e noutros países, prevê que os estudantes possam obter recursos modernos e apropriados para o estudo da matemática, podendo assim melhorar o processo de ensino e aprendizagem da mesma.

O Instituto GeoGebra da Universidade de Cabo Verde é o nono instituto criado no continente africano e o primeiro num país de língua portuguesa.

O software GeoGebra foi criado em 2001 por Markus Hohenwarter com uma grande popularidade desde então. Atualmente, o GeoGebra é usado em 191 países, traduzido para 55 idiomas, com mais de 300000 downloads mensais, 62 Institutos GeoGebra em 44 países para dar suporte ao seu uso, além de ter recebido diversos prémios de software educacional na Europa e nos EUA.

A instalação do Instituto em Cabo Verde contou com o apoio do Instituto GeoGebra de Portugal, o Politécnico do Porto, a Escola Superior de Educação e a Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Já em 2018, a Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique em parceria com o Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (IGUni-CV), o Instituto GeoGebra de Portugal (IGP) – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI), a Junta da Andalucia e o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional de Moçambique, concluiu a primeira sessão de formação de formadores em GeoGebra.

A ação de formação contou com a participação de 47 professores do ensino secundário e do ensino superior da Província de Maputo e decorreu entre 2 e 6 de abril de 2018.

Mais informações em http://www.unicv.edu.cv/ e https://www.geogebra.org/m/CadyMaHU