Educação Artística

A educação artística como potenciadora das competências das crianças e jovens no séc. XXI

OEI - Culture . 2019/05/22
Tamaño del texto + -

A Diretora da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) em Portugal, participou, esta segunda-feira, 20 de maio, na Semana da Educação Artística promovida pela UNESCO. Perante professores, agentes culturais e alunos reunidos na Escola Secundária do Pinhal Novo, Ana Paula Laborinho sublinhou a importância do Projeto Educação Artística e Cultural da OEI para potenciar as competências das crianças e dos jovens no século XXI.

O Projeto Educação Artística e Cultural tem como principal objetivo integrar a ação cultural da OEI nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas através da universalização, do reforço e da visibilidade da educação para as artes e através das artes na região Ibero-americana. As ações serão centradas nos níveis inicial, básico e secundário e pretendem promover a integração nos curricula escolares da arte e da cultura como forma de potenciar o desenvolvimento de cidadãos ativos, participativos e culturalmente interessados.

Para atingir os objetivos propostos, é necessário identificar, compreender e documentar iniciativas positivas de ensino artístico ou de educação através das artes, pois só assim poderão ser transferidos e adaptados em outros locais. Existem experiências no Brasil, na Colômbia, no Equador, no México, no Uruguai e em Portugal que merecem ser documentadas e partilhadas no seio da comunidade Ibero-americana.

Os dados recolhidos, das experiências significativas assinaladas, serão depois englobados numa plataforma digital de modo a que os conhecimentos possam ser partilhados e usufruídos por todos os cidadãos do mundo Ibero-americano.

Semana da Educação Artística da UNESCO

A semana da Educação Artística da UNESCO decorre, este ano, de 20 a 26 de maio sob o tema “A função das Artes na Educação”.

Em Portugal, a iniciativa foi celebrada em vários pontos do país com palestras e exposições onde foi destacada a importância da educação artística de qualidade para todos e o reforço da cooperação entre as instituições e a sociedade civil (artistas, organizações não-governamentais, professores e investigadores) para o desenvolvimento de boas práticas e o fortalecimento do ensino artístico nas escolas.

A semana da Educação Artística da UNESCO é celebrada, todos os anos, na 4ª semana de maio. A efeméride foi estabelecida em 1999, durante a 30ª sessão da Conferência Geral da agência da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura vinculando a posição oficial na promoção do papel interdisciplinar das artes como elemento fundamental na educação, em especial no fortalecimento da promoção da diversidade cultural.