Logo da Leer Iberoamérica Lee

A OEI apoia a iniciativa ibero-americana “Leer Iberoamérica Lee 2020”

OEI - Culture . 2020/09/17
Tamaño del texto + -

Leer Iberoamérica Lee, uma iniciativa que reúne personalidades do mundo da literatura, promove na sua edição de 2020 três encontros virtuais dedicados a ler o mundo: por um lado, ler a crise através dos olhos dos analistas ibero-americanos, e, por outro lado, analisar problemas que ainda não foram ultrapassados a nível global, tais como a desigualdade, a falha em garantir uma democracia inclusiva, o racismo estrutural e a ação tardia para assegurar o desenvolvimento sustentável.

Nos dias 13, 14 e 15 de outubro (às 15 horas de Lisboa), haverá um debate com quatro convidados internacionais de renome: Daniel Innerarity (diretor do Instituto de Gobernanza Democrática), Alberto Acosta (ex-presidente da Assembleia Constituinte e ex-ministro da Energia e Minas do Equador), Rosane Borges (jornalista e professora universitária) e Alejandro Zambra (poeta, romancista e crítico literário). De Espanha, Equador, Brasil e Chile, os convidados irão acompanhar-nos neste debate, que estará aberto à participação de cidadãos de toda a Ibero-América que se inscrevam antecipadamente no website desta iniciativa.

Inés Miret, Dolores Prades e José Castilho, responsáveis pelo evento, sublinham a importância de espaços de reflexão como este: "A crise sanitária da COVID-19 interrompeu mais uma vez as nossas vidas, e mais uma vez estamos a tentar compreender o autorretrato da humanidade, agora marcado pela pandemia global, que desencadeou desigualdades gritantes, a intolerância, a usurpação de direitos, o culto da ignorância e o do individualismo. Não será este um momento de perguntas? Não será agora mais necessário do que nunca ter um olhar crítico sobre as possíveis leituras do mundo?”.

“Leer Iberoamérica Lee”, desde a sua criação, propõe discutir os desafios da formação dos leitores de hoje: "Este ano tão especial, queremos relacionar a discussão dos desafios na formação dos leitores com os temas centrais que constituem o debate contemporâneo (democracia, ecologia, desigualdade, racismo...). De que forma, a partir dos diferentes espaços de mediação (uma biblioteca, uma livraria, uma escola, uma universidade, um espaço cultural, um laboratório do cidadão, um projeto social, um grupo de pais...), podemos situar a leitura como parte essencial na construção das nossas sociedades", explicam os responsáveis acima mencionados.

A iniciativa “Leer Iberoamérica Lee”, pelo segundo ano consecutivo, convoca a participarem cidadãos interessados e, especialmente, professores, bibliotecários, formadores, editores, livreiros, jornalistas, consultores de livros e editoras, curadores culturais, comunicadores e agentes da sociedade civil envolvidos em projetos de promoção da leitura, assim como associações profissionais, associações de moradores, associações de pais, entre outros grupos.

O evento é organizado pelo Laboratório Emília, JCastilho Consultores e pela Feira do Livro de Madrid, e conta com o apoio da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), do Ministério da Cultura e do Desporto de Espanha, da Fundação Montemadrid, da Fundação Chile-Espanha e da Casa da América.

 
 
 
 
More news
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: