ubuntu2

Diretora da OEI em Portugal participa em Conferência no Parlamento Europeu

OEI - Education . 2019/02/07
Tamaño del texto + -

O Parlamento Europeu acolheu, nos dias 7 e 8 de Fevereiro, por iniciativa dos Eurodeputados Carlos Coelho e Carlos Zorrinho, a Conferência “Academia de Líderes Ubuntu – uma liderança para construir pontes”. A organização da Conferência surgiu na sequência da publicação, em 2017, do estudo da Comissão Europeia que reconheceu o projeto como “ um exemplo de boas práticas” no trabalho com jovens a nível europeu. Em Portugal, o projeto é coordenado pelo IPAV e apoiado desde o início pela Fundação Calouste Gulbenkian.

LLL

A convite dos organizadores do evento, a OEI esteve representada através da Diretora em Portugal, Ana Paula Laborinho, que foi uma das oradoras no painel Ubuntu: um projeto europeu para o mundo”. Estiveram igualmente presentes na discussão os representantes da Academia de Líderes Ubunto em outros países ibero-americanos, como a Colômbia, o Perú e a Venezuela.

A Academia de Líderes Ubuntu chegou em 2018 à América Latina. Primeiro à Colômbia, onde se realizaram ciclos de formação em Medellín e Bogotá, através da colaboração do Centro Fé y Culturas e da Universidade UNIMINUTO, e fora das grandes cidades, em contexto de territórios de conflito, em Huila e Tolima. Em agosto chegou à Venezuela. Entre novembro e dezembro foram realizadas ações no Peru, em Lima e Chiclayo. Até ao início de 2019 foram já abrangidos pela Academia de Líderes Ubuntu mais de 400 jovens latino-americanos. 

Conforme referido no Programa, “A Academia de Líderes Ubuntu visa a capacitação para promover e restaurar a dignidade humana, em contextos em que esta se encontra diminuída ou fragilizada, através do empoderamento para uma liderança ao serviço da comunidade. O Programa inspira-se no conceito sul-africano “Ubuntu”, que significa “Eu sou porque tu és; eu só posso ser pessoa através das outras pessoas”, que apela a uma “ética do cuidado”. Desta forma, pretende-se contribuir para transformar experiências e contextos de injustiça e exclusão social em dinâmicas de justiça e inclusão social, com reforço da coesão e sentido de pertença.

Ainda neste domínio, são estudados líderes de projeção mundial, que, no seu contexto histórico, foram exemplos Ubuntu: Nelson Mandela, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Desmond Tutu, Malala Yousafzai e Aristides de Sousa Mendes. De igual forma, a presença regular de personalidades convidadas a dar o seu testemunho mostra-nos, no nosso tempo, exemplos de empenhamento cívico, empreendedorismo social e promoção da dignidade humana que inspiram através da sua história e da sua mundovisão”.

DSDD

Créditos das fotos: Prof. Dra. Ana Paula Laborinho

Veja abaixo o Programa Completo da Conferência.