CIB Fest - Gestão Cultural

O impacto da gestão cultural no desenvolvimento social na Ibero-América em debate em Madrid

OEI - Culture . 2019/09/27
Tamaño del texto + -

O que significa fazer uma gestão cultural com abordagem territorial e populacional? Como é que a gestão cultural afeta os processos de autoestima e cidadania cultural em comunidades vulneráveis? Como podemos entender uma gestão cultural que incide no desenho e execução de intervenções que geram desenvolvimento? Para encontrar respostas para estas e outras questões, a Casa da América, em Madrid, acolheu na sexta-feira (27 de setembro) o encontro “A gestão Cultural na Ibero-América: Reflexões sobre a sua incidência na transformação social e no desenvolvimento da região”.

O espaço Ibero-americano tem sido um território fértil para políticas culturais e projetos de grande impacto em comunidades vulneráveis, constituindo um vetor de coesão social e um exercício efetivo da cidadania. De facto, as políticas, programas e projetos culturais, com enfoque territorial e populacional, têm contribuído, significativamente, para a democratização das políticas públicas culturais locais e para a capacitação das comunidades mais excluídas na Ibero-América, dando-lhes voz.

O debate sobre a relação entre cultura e desenvolvimento, e mais especificamente sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, torna urgente perguntar se a gestão cultural, tal como tem sido entendida e praticada, é relevante e pertinente para melhor enfrentar os desafios que nos são hoje colocados.

O encontro de sexta-feira, no qual participam diversos produtores culturais dos dois lados do Oceano Atlântico, insere-se no programa do festival Celebremos Ibero-América. O CIB Fest decorreu na capital espanhola até 29 de setembro e foi promovido pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), que celebra este ano sete décadas de existência.

 
 
 
 
More news
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: