PNA_Principal

OEI reúne com Plano Nacional das Artes

OEI - Culture . 2019/07/31
Tamaño del texto + -

A OEI reuniu com o Comissário e a Subcomissária do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale e Sara Brighenti, com o objetivo de analisar formas de colaboração tendo em conta que a educação artística e cultural está no topo das prioridades ibero-americanas.

 

O Plano Nacional das Artes 2019-2029 é uma iniciativa conjunta do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação de Portugal, lançada em junho passado, a ser desenvolvido com a administração local, entidades públicas e privadas, a comunidade educativa, agentes culturais e  sociedade civil.

 

A colaboração a desenvolver terá o seu enquadramento no programa de Educação Artística e Cultural (EAeC) da OEI, cujo objetivo principal consiste em integrar a ação cultural da OEI nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas através da universalização, do reforço e da visibilidade da educação para as artes e através das artes na região Ibero-americana.

 

A aprendizagem da arte e cultura nas escolas constitui uma das estratégias mais poderosas para construir uma cidadania intercultural. A presença da arte na educação, através da educação artística, contribui para o desenvolvimento integral das crianças e jovens.

 

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), como organização internacional comprometida com o desenvolvimento da educação e da cultura, acredita que é essencial dedicar parte de suas ações ao fortalecimento dos vínculos entre educação e cultura.