conferencia tripartida

Sessão de preparação da Conferência Tripartida da CPLP-OIT-OEI

OEI - Education . 2019/06/04
Tamaño del texto + -

Legenda: Jovens e organizadores da Conferência Tripartida CPLP-OIT-OEI juntam-se para formar um número “100” em homenagem ao centenário da OIT.

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) juntaram-se para organizar uma conferência conjunta sobre o futuro do trabalho.

A CPLP acolheu na sua sede, no dia 30 de maio de 2019, a sessão de preparação desta Conferência Tripartida CPLP-OIT-OEI, que contou com a participação de 40 jovens da CPLP e do espaço ibero-americano. A reunião teve por intuito fazer o enquadramento do Relatório OIT “Trabalhar Por um Futuro Melhor” e informar o grupo de jovens sobre a modalidade de trabalho a adotar durante a Conferência.

A sessão de preparação foi dinamizada por representantes da OIT-Lisboa, da OEI Portugal, do Secretariado Executivo da CPLP, da Secretaria Geral da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, do Fórum da Juventude da CPLP, e da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa.

A Conferência deverá proporcionar uma experiência de diálogo tripartido para jovens da CPLP e do espaço ibero-americano sobre o tema destacado durante o 100º aniversário da OIT: “O Futuro do Trabalho”.

Conforme estabelecido pelos organizadores do evento, os jovens serão divididos em grupos de trabalho com base em três temáticas (“Inovação, Tecnologia e Inteligência Artificial”, “Empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável” e “Proteção social”), em linha com o relatório da OIT. Além disso, os participantes deverão considerar as perspetivas dos três grupos de interesse que estão na base da ação da OIT (governo, empregadores e sindicatos), bem como as suas próprias realidades nacionais e regionais, sendo a perspetiva de género transversal as diversas abordagens.

A Conferência Tripartida terá lugar no dia 24 de junho de 2019, no Centro da Juventude da CPLP, em Lisboa, no seguimento da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude 2019 e Fórum da Juventude” Lisboa+21.

Esta iniciativa conta com o alto patrocínio da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto de Portugal, da Secretaria Geral da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, do Secretariado Executivo da CPLP e do Fórum da Juventude da CPLP.