sdfsdfsdf

A OEI aposta na Cimeira WISE para fomentar as competências STEM sem perder o humanismo

OEI - Ciencia . 25/02/2019
Tamaño del texto + -

Ana Capilla, Coordenadora do Ensino Superior, ETP e Ciência da OEI interveio na Cimeira Mundial da Inovação para a Educação (WISE) para explicar a importância da educação na era da Quarta Revolução Industrial, enfatizando o papel do ensino superior.

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, teve lugar em Paris o fórum regional subordinado ao tema "Futuros da educação: promoção de sociedades de aprendizagem", iniciativa da Fundação do Cátar que contou com líderes, profissionais e meios de comunicação social para debater as atuais e futuras sociedades de aprendizagem.

A Coordenadora do Ensino Superior, ETP e Ciência da OEI interveio, no dia 21, numa sessão dedicada ao futuro do trabalho. Estima-se que até 2022 serão perdidos cerca de 75 milhões de postos de trabalho. Neste momento de mudança e de revolução tecnológica que vão transformar o mundo tal como o conhecemos, Ana Capilla considera essencial o trabalho das universidades na educação e os seus vínculos com o mundo laboral.

Nesse sentido, Capilla manifestou a importância de promover as competências STEM, sem esquecer a formação humanista na qual reside grande parte do património cultural da América Latina. Sublinhou igualmente que entre os objetivos gerais da OEI consta o apoio aos esforços dos Estados-Membros no sentido de contarem com sistemas educativos mais «humanistas» que proponham um «ensino integral, equilibrado e ético».

Existe atualmente uma enorme expansão da inscrição em Universidades na América Latina. A região conta com cerca de 30 milhões de estudantes universitários e o ensino superior representa uma política pública proritária.