logo-cop25-cimeira-mundial-clima-2019-madrid

A OEI participa na COP25

OEI - Institucional . 06/12/2019
Tamaño del texto + -

Comprometida com uma cidadania responsável e solidária, com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, a Organização de Estados Ibero-americanos intervém em diversas atividades da Cimeira Mundial do Clima COP25, que está a decorrer em Madrid com a presença de dezenas de chefes de Estado e de Governo, organizações ambientais, empresários, cientistas, etc.

No dia 5 de dezembro, no IFEMA, a OEI participou, com a Organização Internacional da Juventude (OIJ), na atividade Direitos humanos e alterações climáticas: contribuições do Tratado Internacional dos Direitos dos Jovens. Na intervenção, duas iniciativas da organização em relação à sustentabilidade foram destacadas:

Alrededor de Iberoamérica - desenvolvida pela OEI e pela empresa Veolia, que premeia as propostas apresentadas pelos jovens da região em termos de cuidado e preservação do meio ambiente. A primeira edição premiou um projeto relacionado com animais em risco de extinção e, este ano, premiou uma iniciativa ligada aos oceanos e à vida marinha.

Prémio Ibero-Americano de Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero: Este projeto, desenvolvido em parceria pela OEI e a Fundação SM, reconhece as iniciativas mais relevantes e escolas e organizações da sociedade civil, a nível ibero-americano. Em 2019 destacaram-se alguns projetos sobre a temática como por exemplo “Eu posso desenvolver-me no meu ambiente” do Colégio da Imaculada Conceição do Paraguai, que consiste em palestras de conscientização sobre prevenção em saúde e prevenção das alterações climáticas para toda a comunidade educativa do bairro de San Pedro, na cidade de Encarnación; ou o programa “Agricultura em Harmonia com o Meio Ambiente” da Segunda Escola Primária da Unidade Botijas 1 de Porto Rico, que permitiu que os alunos trabalhassem em agroecologia para combater o aquecimento global.

A 7 de dezembro, pelas 10 horas, no Espaço Fórum da Sociedade Civil e Juventude, na Zona Verde da IFEMA, a OEI participa da mesa redonda “Alianças para o acesso universal à energia e a crise climática”, patrocinada pela Energia Sem Fronteiras. Nesta palestra, a OEI apresentará o projeto Luzes para Aprender, que levou energia e conectividade aos países da América Latina. O projeto Luzes para aprender recebeu o Prêmio WISE em 2017.

Para a OEI a sustentabilidade não é um conceito desconhecido. A organização trabalha em prol do meio ambiente há mais de duas décadas através da educação ambiental. Isso é evidenciado, por exemplo, com a adesão à Década da Educação para a Sustentabilidade, declarada pelas Nações Unidas (2005-2014), a criação de um espaço de referência na Web em questões como biodiversidade, alterações climáticas ou turismo sustentável e a promoção da participação na Comunidade de Educadores para a Sustentabilidade, através do Instituto Ibero-Americano de Ensino de Ciências e Matemática - IBERCIENCIA.

 
 
 
 
Más noticias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: