Concerto no âmbito do CIB Fest Madrid

CIB Fest: continuam as atividades culturais em Madrid na segunda semana do Festival

OEI - Cultura . 25/09/2019
Tamaño del texto + -

Continua até ao próximo dia 29 de setembro, em Madrid, o festival “Celebremos Ibero-américa” (CIB Fest), uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) que celebra os seus 70 anos. O certame inclui mais de uma centena de atividades culturais entre música, literatura, gastronomia, cinema e exposições, provenientes de 21 países.

Dos últimos dias destacamos as seguintes atividades:

 

LEITURA, ESCRITA E HUMOR PARA SERMOS NÓS MESMOS

A literatura e a ilustração no mundo de hoje têm necessidade de mostrar diversidade social, refletir identidades, problemas pessoais e comuns, bem como situações da realidade e a forma como são abordadas. Essa maneira de aproximar os autores dos leitores e espectadores foi partilhada pelos escritores Nando J. López, Anna Manso, Jorge Picó e o ilustrador Aitor Saraiba numa conversa intitulada “Conversatorio: Diversidad”.

 

 

LIVROS: UM “SALVA-VIDAS” DE PAPEL AO ALCANCE DE TODOS

Os escritores devem defender a sua ética, criar honestamente e refletir a realidade das pessoas, para alcançarem assim todos os públicos, explicaram os escritores Jordi Sierra i Fabra e Begoña Oro no encontro "A leitura salvou a minha vida". Ambos afirmaram a importância de trabalhar a partir de histórias próprias, que gerem interesse pelos livros de maneira genuína e sem impor a leitura às crianças e jovens.

 

10 VERSOS E UMA MÉTRICA QUE SINTETIZA O VÍNCULO DA IBERO-AMÉRICA

Música, poesia, palavra e improvisação juntaram-se na noite de sexta-feira, 20 de setembro, no festival Celebremos Ibero-América. O concerto El Verso en Décima, realizado no auditório do CaixaForum, apresentou um dos maiores exemplos da cultura que há séculos é enriquecida por poetas, músicos, escritores e pela sabedoria popular.

 

 

UM ENCONTRO DE BOOKTUBERS

Javier Ruescas, Andreo Rowling, Raiza Revelles e Claudia Ramírez, quatro dos booktubers mais admirados e seguidos juntaram-se na quarta-feira, 24 de setembro, numa conversa moderada por Sergio C. Fanjul. Os quatro jovens partilharam as suas visões sobre a paisagem literária, explicaram nasce um booktuber e o que é preciso fazer para atrair as massas. A conversa pode ser vista integralmente aqui.

 

PRESENÇA PORTUGUESA NO CIB FEST 

Vários convidados portugueses participam no Festival ao longo de 13 dias. No dia 20, o chef e conselheiro gastronómico português Nuno Diniz esteve presente no evento “Gastronomia na Ibero-américa: Expressão de diversidade e identidade cultura”. No dia 24 foi exibido o documentário “Correspondências”, da cineasta Rita Azevedo Gomes, que percorre duas décadas de cartas trocadas entre os poetas portugueses Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen, durante os tempos da ditadura em Portugal.

Nos dias 26 e 27 será a vez da ilustradora portuguesa de livros infantis Carolina Celas, que irá dirigir o workshop “Em busca do horizonte”. Uma atividade para crianças dos seis aos 12 anos que pretende ajudar os participantes a criar ferramentas para descobrir um horizonte possível.

 

 
 
 
 
Más noticias
 
Inscreva-se

Subscreva a Newsletter

* indicates required

Ao inscrever-se está a autorizar a OEI Portugal ao tratamento dos seus dados relativos a: