conferencia cidadania

Conferência Internacional «Educação, Cidadania, Mundo. Que escola para que sociedade?»

OEI - Educación . 14/05/2019
Tamaño del texto + -

Nos dias 28 e 29 de maio de 2019 decorrerá a Conferência Internacional “Educação, Cidadania, Mundo. Que escola para que sociedade?”, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa. O evento é organizado pela Direção-Geral de Educação do Ministério da Educação de Portugal (DGE) em colaboração com a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Conselho da Europa (CoE) e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O envolvimento da OEI surge na sequência de convite das autoridades portuguesas e enquadra-se no âmbito do seu Programa Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, cujas prioridades se prendem com a promoção e o fortalecimento da cultura democrática, a garantia dos Direitos humanos e o estímulo de valores cívicos na região ibero-americana.

Esta Conferência Internacional irá congregar organismos implicados em sistemas educativos de quatro continentes, e pretende relançar o debate sobre a escola enquanto alicerce indispensável para o desenvolvimento, para os Direitos humanos e para a Democracia, confirmando a ideia de que a educação e a escola são o grande elemento de transformação das sociedades através do alargamento e da prática do exercício de uma cidadania ativa.

O ponto de partida do debate serão as experiências e reflexões dos vários participantes, estimuladas à luz do atual quadro de referência português relativo à Educação para a Cidadania Democrática – a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, as Aprendizagens Essenciais e a Educação Inclusiva, num quadro em que as escolas dispõem do instrumento da Autonomia e Flexibilidade Curricular para que todos possam desenvolver os princípios, os valores, a visão e as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Para fazer a sua inscrição, aceda ao site até ao dia 24 de maio.

Clique aqui para ver o programa completo.