8897

OEI e Ministério da Educação de Portugal reúnem-se para debater escolas bilingues de fronteira

OEI - Cultura . 29/01/2019
Tamaño del texto + -

A Diretora-Geral do Programa Ibero-americano de Difusão da Língua Portuguesa (PIADLP) da OEI, Ivana de Sequeira, reuniu-se na Direção Geral de Educação com diversos responsáveis do Ministério da Educação, na sexta-feira 25. Na ocasião, esteve também representado o Camões, I.P., de modo a debater o projeto das escolas bilingues na região de fronteira entre Portugal e Espanha.

Na declaração final da 30ª Cimeira Luso-Espanhola, realizada em Valhadolid, em novembro de 2018, Espanha e Portugal comprometeram-se a apoiar experiências educativas bilingues em zonas transfronteiriças com a participação dos sistemas educativos de ambos os países e a participação das comunidades educativas regionais e locais, as escolas, os professores e as famílias, para promover a educação bilingue, partilhar práticas, fomentar o conhecimento e o reconhecimento mútuo, estreitar laços de convivência e valorar a diversidade cultural.

111

O Programa de Difusão da Língua Portuguesa tem como um dos seus projetos a promoção do bilinguismo e da interculturalidade em escolas de fronteira, estando em curso a sua criação em cidades de fronteira do Brasil com países da América do Sul, regiões que possuem intensa atividade de intercâmbio de pessoas e serviços, formando quase um único núcleo urbano. Pretende-se desenvolver idêntico projeto entre Portugal e Espanha, tendo sido identificadas do lado de Espanha as Comunidades de Castilla-Léon, Extremadura e Andaluzia, que fazem fronteira com as regiões portuguesas de Trás-os-Montes, Região Centro e Algarve.

O Ministério da Educação de Portugal está empenhado em lançar este projeto com o envolvimento de autarquias, vereadores da educação e diretores de escolas, contando com o apoio do Camões, I.P. responsável pelo ensino português no estrangeiro.

2222

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto das Escolas Bilingues de Fronteira.