CPLP OEI OIT

Jovens ibero-americanos e da CPLP debatem futuro do trabalho em Lisboa

OEI - Educación . 27/06/2019
Tamaño del texto + -

Perceber que impacto terá a tecnologia, a inovação e o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho foi um dos principais objetivos da ‘Conferência de Jovens sobre o Futuro do Trabalho’ que decorreu esta segunda-feira (24 de junho), em Lisboa. Jovens da CPLP e da comunidade ibero-americana debateram ainda oportunidades e riscos que a sociedade digital representa, considerando essencial que as novas formas de trabalho sejam menos precárias e ofereçam proteção social.  

O ponto de partida para esta Conferência foi o Relatório da Comissão Mundial sobre o Futuro do Trabalho "Trabalhar para um Futuro Melhor" que foi apresentado em janeiro deste ano e marcou o início das comemorações do Centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O Relatório identifica vários estudos que debatem e estimam qual o impacto da chamada “quarta revolução industrial” na criação ou destruição de postos de trabalho, e destaca a relevância dos sistemas educativos e formativos de cada país, na resposta às necessidades e no apoio às transições, em particular dos mais jovens.

Seguindo a mesma linha de pensamento, a diretora da OEI Portugal, Ana Paula Laborinho, frisou, na sua intervenção, que “no futuro, o trabalho exigirá cada vez mais competências que valorizam a nossa dimensão humana, como a criatividade, o pensamento crítico e a empatia. Temos de contrariar a tendência para vivermos e pensarmos em silos porque a colaboração entre todos e o desenvolvimento de parcerias são as únicas formas de responder aos desafios e não deixar ninguém para trás.”

E para que não se deixe ninguém para trás, os jovens discutiram, ainda, possíveis políticas de apoio ao empreendedorismo que assegurem o futuro das comunidades de forma a contribuírem para a sustentabilidade ambiental e para a inovação social e tecnológica.

A organização da “Conferência de Jovens sobre o Futuro do Trabalho” enquadra-se na comemoração do Ano da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fórum da Juventude da CPLP e  a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), que celebra 70 anos. A iniciativa contou com o apoio do Governo português através da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.

 Todos

Veja aqui o resumo das entrevistas com os intervenientes.

Veja aqui o resumo das intervenções dos nossos jovens participantes.