UNSDG

Nações Unidas reveem o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no domínio da Educação (ODS 4)

OEI - Educación . 12/07/2019
Tamaño del texto + -

Entre os dias 9 e 18 de julho, terá lugar em Nova Iorque o Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, um encontro em que, pela primeira vez desde a adoção da Agenda 2030, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 será revisto, um compromisso para assegurar o direito a uma educação ao longo da vida, inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.

O Fórum de Alto Nível é a plataforma central das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, desempenhando um papel fundamental no acompanhamento e revisão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento a nível mundial. Este ano, sob o lema ‘Empoderar as pessoas e assegurar a inclusão e a igualdade’, o Fórum reúne os países que decidiram voluntariamente rever o seu progresso no cumprimento dos ODS, assim como as organizações internacionais, o setor privado e as entidades da sociedade civil, com o objetivo de promover a responsabilização e o intercâmbio de boas práticas, no âmbito da concretização da Agenda 2030.

A OEI, como representante da América Latina no Comité de Direção do ODS 4 — E2030, tem participado ativamente na elaboração de conclusões que serão apresentadas em Nova Iorque nos próximos dias e que refletem o longo caminho a percorrer para uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade na Ibero-América e a nível mundial. Segundo o relatório ‘Meeting Commitments’, elaborado pelo Instituto de Estatística da UNESCO e pelo Global Education Monitoring Report (GRAP), em 2030, cerca de uma em cada seis crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos não frequentará a escola e seis em cada dez não serão capazes de concluir o ensino secundário.

A OEI reafirma o seu compromisso para com uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos, notando que a educação é um dos motores mais poderosos para assegurar um desenvolvimento sustentável global.

Siga o Fórum da Rede Social através do hashtag #CommitToEducation

Descarregue o relatório Beyond Commitments: How Do Countries Implement SDG4.