Bruxelas

O Secretário-Geral da OEI vai a Bruxelas para uma visita institucional

OEI - Educación . 12/04/2019
Tamaño del texto + -

O Secretário-Geral da OEI, Mariano Jabonero, e o Secretário-Geral Adjunto, Andrés Delich, estiveram em Bruxelas numa visita institucional para desenvolver uma agenda de trabalho com personalidades e instituições do país.

Durante a visita reuniram-se com Jolita Butkeviciene, diretora para a América Latina e as Caraíbas da Direção-Geral da Cooperação e do Desenvolvimento da Comissão Europeia (DEVCO-EuropeAid). Ao longo da reunião, a OEI e a Comissão Europeia partilharam as suas ideias sobre os desenvolvimentos e os desafios atuais da região. Nesse âmbito destacaram as novas oportunidades de cooperação a partir de um multilateralismo inclusivo, adaptadas ao novo contexto da região, nomeadamente no quadro do Development in Transition, e a disponibilização da OEI como organização transregional especializada nos domínios da educação, da ciência e da cultura.

Foram igualmente debatidos os progressos de alguns projetos financiados pela UE e executados pela OEI. Em concreto, tratou-se do projeto de cooperação delegada «Assistência técnica do apoio orçamental ao setor educativo da UE no Paraguai», financiado pela UE e gerido desde outubro de 2017 pela OEI.

Além disso, o Secretário-Geral da OEI e o Secretário-Geral Adjunto reuniram-se com a Embaixadora de Espanha no Reino da Bélgica, Beatriz Larroutcha Palma, e a sua equipa, a fim de coordenar ações conjuntas em Bruxelas, especialmente no âmbito do 70.º aniversário da organização.