CILPE2019

OEI acolhe a segunda reunião de trabalho da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE2019)

OEI - Cultura . 30/05/2019
Tamaño del texto + -

A segunda reunião da Comissão Organizadora da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE2019) realizou-se no dia 27 de maio no Teatro Thalia, contando com a participação de representantes dos Governos de Portugal, Brasil, Espanha e México, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Instituto Cervantes, Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).

A sessão foi presidida pelo Secretário-Geral da OEI, Mariano Jabonero, a Diretora do Programa Ibero-americano de Difusão da Língua Portuguesa, Ivana Siqueira, a Diretora da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho e o Diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou.

Durante a reunião foram debatidas as principais linhas de trabalho da conferência, com vista à elaboração de uma lista de especialistas, académicos, cientistas, artistas e personalidades que possam vir a integrar a lista de oradores.

Foram igualmente debatidas as temáticas que integram o Programa, de que se destacam o valor geopolítico do espanhol e do português, línguas e economia, línguas e sociedade digital, línguas e desenvolvimento de competências, políticas das língua e internacionalização. Serão ainda debatidos os temas do plurilinguismo, do pluricentrismo e dos diálogos Interculturais, tendo em conta o elevado número de línguas nacionais e a sua relevância na construção das identidades. Também as artes e as culturas terão um espaço na Conferência, com a presença de escritores, músicos e outros artistas. 

Após a reunião da Comissão Organizadora, o Secretário-Geral da OEI, Mariano Jabonero, apresentou o programa da Conferência aos embaixadores da América Latina e da CPLP em Portugal, no sentido de envolvermos todos os países e ser escolhido o país ibero-americano que acolherá a próxima conferência.

A CILPE2019 irá decorrer nos dias 21 e 22 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian.