Apresentação pública

OEI apresenta CILPE2019 aos Embaixadores da América Latina e CPLP

OEI - Cultura . 29/05/2019
Tamaño del texto + -

O Secretário-Geral da OEI, Mariano Jabonero, apresentou em Lisboa o programa da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE2019) aos embaixadores da América Latina e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Portugal.

Durante a sua intervenção, Mariano Jabonero referiu que o Programa-Orçamento 2019-2020 da OEI incluiu – pela primeira vez na história da organização – o Programa Ibero-americano de Difusão da Língua Portuguesa (PIDLP) como um dos eixos prioritários, prevendo a organização regular de uma conferência internacional das línguas portuguesa e espanhola (CILPE).

A primeira edição, que terá lugar em Lisboa, abordará temas de especial interesse como a relevância geopolítica das línguas, a presença nos organismos multilaterais, nas agências de cooperação internacional e nas organizações da sociedade civil. Igualmente, serão analisadas as modalidades de uso, a sua relevância na sociedade digital e no processo de inovação, bem como no âmbito educativo e científico, o seu valor na economia e contribuição para as indústrias culturais e criativas.

A CILPE2019 irá decorrer nos dias 21 e 22 de novembro deste ano na Fundação Gulbenkian e insere-se num conjunto atividades previstas para a celebração do 70º aniversário da OEI.